Historial

Decorria o ano de 1978. Um grupo de pessoas, sentindo a necessidade de haver uma maior animação nas celebrações litúrgicas que, em cada Domingo, aconteciam na Igreja Matriz da nossa Paróquia, reuniu-se, constituindo um grupo coral litúrgico. Este apresentou-se pela primeira vez, no dia 24 de Junho daquele ano sob a regência da professora D.ª Maria Leonor da Silva.


Volvidos seis anos os seus membros decidiram dar-lhe um nome próprio e, em 15 de Maio de 1984, através de escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Figueiró dos Vinhos, foi fundada a Associação Grupo Coral de São João Baptista.

 

Até ao ano de 1989 a Associação funcionou sem estruturas, dedicando-se, quase exclusivamente, à actividade litúrgica, dado que poucas foram as intervenções fora dessa área. No decurso do ano de 1989 foi eleita uma comissão administrativa, com o objectivo de lançar as estruturas da Associação, objectivo este que foi alcançado no início de 1991 com a realização das primeiras eleições.

 

Em Março de 1991 foram criados um grupo coral profano, com a regência do maestro Américo Rosa Vicente Ferreira dos Santos e um grupo de jograis, sob a direcção da Dr.ª Maria Margarida Herdade Santos Lucas (grupo este que, entretanto, deixou de pertencer à Associação). Já em 1994 foi criado o Grupo Coral Infantil/ Juvenil (entretanto extinto) que se estreou num Concerto de Natal desse mesmo ano, regido também pelo maestro Américo Rosa Vicente Ferreira dos Santos.

 

O Grupo Litúrgico mantém a sua actividade, ininterruptamente, desde 24 de Junho de 1978. Quanto ao Grupo Profano, após uma pequena interrupção, recomeçou a sua actividade em 2007 com a maestrina professora D.ª Maria Leonor da Silva.

 

A história desta associação vai-se construindo ao longo do tempo com as inúmeras e gratificantes experiências por que vai passando. Destaca-se a participação nas celebrações dominicais, festas de verão, festas do concelho, intercâmbios com diversos grupos, para além de actuações a solo em diversos pontos do país.

 

Recebemos a visita, em momentos diferentes, de dois Grupos Corais de nacionalidade francesa, sendo que, na segunda visita fomos convidados a retribuir aquela visita, o que constituirá a primeira ida ao estrangeiro de uma representação desta Associação. Do convívio com outros grupos corais, destaca-se o intercâmbio com os Grupos de Proença-a-Nova, Castelo de Vide, Avelar, Alpedrinha, Tancos, Buraca (Amadora), Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, entre muito outros.

 

Em termos de espaço físico a Associação, depois de ter estado instalada numa pequena divisão anexa aos sanitários públicos, logrou, graças à colaboração da Câmara Municipal, um espaço onde pode desenvolver acções de convívio, acções de ensaio e pequenas reuniões de trabalho. No que concerne a tradições a Associação organiza, habitualmente, o Rally Paper “Sintra do Norte”, um passeio anual, um magusto, uma quermesse, bailes e o Cantar dos Reis e/ou Janeiras.

 

Hoje em dia, os membros do Grupo Coral de São João Baptista trabalham arduamente para dignificar o nome desta associação e com o desejo de levar mais além a sua música.